Pular para o conteúdo principal

Alimentos termogênicos: o que são?

Sei que às vezes falo demais de comida, etc no blog, mas a maioria dos posts serve para ajudar, informar e se possível, tirar dúvidas. Estava eu visitando o blog da Ju Ferraz (Vida Métrica) e vi um post sobre tofu, chá verde, enfim, produtos consumidos na China e que tem propriedades termogênicas. (a dica é da @tofunachina)

O que esses alimentos? São aqueles que aceleram o metabolismo, que é a energia que o organismo gasta para manter o corpo vivo, agindo de forma rápida no processo de emagrecimento. Ao comer esse tipo de alimento, o organismo gasta mais energia e, consequentemente, queima a gordura armazenada.

Agora não adianta consumir hoje, e amanhã deixar pra lá. O consumo deve ser feito no mínimo duas vezes ao dia, mas de forma balanceada a fim de propiciar o efeito desejado. A opção é ser criativo na hora de incluir estes ingredientes na dieta.

Na lista dos alimentos termogênicos temos o gengibre, chá verde, água gelada e pimenta. Quem também faz parte desse grupo é a canela, pimentões, vinagre de maçã, guaraná em pó, acelga, brócolis,couve, aspargos, laranja, kiwi,cafeína, linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco e produtos derivados de chocolate. As proteínas também são uma ótima fonte termogênica: peixes como o bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova (que possuem Ômega 3), carne bovina, de peru e alguns laticínios também ajudam na dieta.

"Os estudos mostram que é possível reduzir até 200 calorias ao dia fazendo uma alimentação saudável com a inserção dos alimentos termogênicos. Variando e comendo pelo menos dois deles, se consegue bom resultado", complementa a nutricionista Jaqueline Minatti.
.
Para garantir uma queima de gordura maior ainda, é só consumir os alimentos termogênicos antes da atividade física. "Além de deixar a pessoa mais ativa, mais animada para exercícios, potencializa a queima de gordura, que já iria acontecer durante a atividade", afirma.



Confira as propriedades de alguns dos alimentos citados acima:

Chá verde (Camellia sinensis): "Assim como a pimenta, esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico", afirma a nutricionista funcional Luciana Harfenist. Para que o efeito aconteça, a nutricionista Daniela Cyrulin aconselha cinco xícaras de chá por dia durante três meses. Mas, cuidado: quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite.

Canela: A nutricionista funcional Luciana Harfenist destaca que, além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Polvilhada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa, como aconselha a nutricionista Daniela Cyrulin.

Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. "O gengibre pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes e chá, quando misturado com outras ervas", sugere a nutricionista funcional Luciana Harfenist. A quantidade indicada pela nutricionista Daniela Cyrulin é de duas fatias pequenas.

Alimentos com Ômega 3: A nutricionista funcional Luciana Harfenist explica que o omêga 3 é encontrado em peixes - como salmão e atum - e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.

Água gelada: Sim, até mesmo a água gelada pode te ajudar a emagrecer! Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC). No entanto, o efeito é muito leve. Para melhores resultados, ingira oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200kcal, como afirma a nutricionista Daniela Cyrulin.

Pimenta vermelha: Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.


Espero que as dicas ajudem! No meu cardápio, já inseri muita água gelada, gengibre, pimenta e canela!

Agora deixa eu correr para a minha musculação

:*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chia, aveia, linhaça... Pra quê mesmo?!?!?!

Bom, entrando na segunda semana de dieta, vou confessar que o final de semana não foi tão legal quanto imaginei que seria.. comecei o sábado com pé direito, pesando o mesmo que estava no Carnaval e já animada quando meu estômago me engana e inconscientemente, me faz pedir comida mexicana... Sim! Eu tenho um fraco por comida mexicana e não resisti. Segui as dicas da nutri, pedi algo assado, cozido, uma enchilada. Isso é uma enchilada... Parecendo uma panqueca, vem recheada com carne e queijo, alface, cenoura, milho e os molhos de guacamole, sour cream e de tomates à parte... Minha inocência foi pensar que só isso bastaria, e lá veio o nacho pra ferrar com tudo! Preciso ser sincera, nunca tive problemas em comer comida mexicana à noite, mas dessa vez acho que não ter feito atividade nem ter seguido uma dieta legal no sábado pesaram mais que minha consciência... No fim das contas o estrago não foi tanto, mas agora de volta ao foco e fazendo cara feia enquanto tomo meu iogurte...

E no dia em que a bioimpedância de outubro estava marcada....

Eis que aquela visita mensal resolve aparecer... agora só semana que vem para sabermos o resultado até agora! Feriado tranquilo, sem fugas, seguindo direitinho o corte, as medidas e mantendo distância das tentações... Hoje tem foto pra alegria da nação.... Tirada no dia 1º de outubro, será que já dá pra sentir a diferença?   Só pra comprar.... essa outra foto de outubro do ano passado: 

Desabafo

Bom dia seguidor@s!!! Hoje preciso desabafar. Mais de um mês que não posto aqui, tá tudo fora da ordem, e eu tento voltar ao foco mas cada dia parece mais difícil. O mês de junho como um todo foi louco demais. Viajei pra visitar meu irmão, cunhada e sobrinha em Brasília, foi mês de entrega de projeto de TCC, as coisas acontecendo inesperadamente em minha vida então a dieta ficou em segundo plano. Hoje, 1º de julho, faltando 19 dias para o meu aniversário e vendo que a balança já não tá mais a mesma coisa, resolvi conversando "comigo mesma", que a hora é agora. Nada de distrações, procurar manter o controle e a alimentação conforme me foi instruído no tratamento. Perdi muitos meses e as pessoas me dizem: imagine que se não fosse esse tempo perdido, você já poderia estar na manutenção, poderia estar usando aquela roupa que você tanto quis.. Nossa, as palavras entram como punhais, então decidi tirar proveito de cada comentário, cada crítica, e voltar ao foco. Até porque nest...