Pular para o conteúdo principal

As dores do pós-operatório

Essa semana eu passei por aqui e comentei por alto sobre as dores que se sente nos primeiros dias após a cirurgia... ontem uma amiga me questionou sobre essas dores, ela também operada há mais tempo me disse que não sentiu nada... Na verdade, essas "dores" ou desconforto ou como queiram chamar são causadas pelas gases. Vamos explicar o porquê.

Para se enxergar a cavidade abdominal, onde todos os órgãos estão juntos é necessário distender a parede abdominal por meio de gases e assim criar espaço interno para separá-los. O gás mais utilizado é o CO² (dióxido de carbono), um gás inerte e  pouco absorvido pelo nosso corpo. A introdução do gás, proporciona um amplo espaço para este tipo de cirurgia. Tal precisão é benéfica ao paciente em termos de procedimentos mais eficientes e menos sangrantes, com pós-operatórios mais tranquilos, menor estadia hospitalar, melhor resultado estético pelas menores incisões e menos complicações das incisões grandes, como as hérnias, quelóides, infecções, etc.

O que acontece é que esses gases não são liberados de uma vez quando passamos pelo procedimento e como eu sou uma pessoa que falo pouco, ao invés de liberar os gases, eu botava mais ar para dentro. Ouvi tanto, mas tanto.... Enfim, a dor varia, pois depende de quanto CO2 o médico tirou antes de fazer os pontos. Ah, e andar ajudará o seu organismo a se livrar do excesso de gás.. e como ajuda!! Acho que foram as caminhadas que ajudaram na minha recuperação pois no dia em que tirei os pontos eu não sentia mais nada!! Isso e a simeticona (Luftal, Flagass) três vezes ao dia rs  


Uns dois, três dias antes de tirar os pontos sentia umas pontadas fortes, pensei que era algo acontecendo por dentro, uma dor que não passava, parecendo dor de facão mas não era, eram os gases.. e pra liberar... Ah, essa é outra coisa que acontece e ninguém pode ter vergonha, é de liberar esses gases. Prender dói mais ainda pois passei por isso e é cada pontada de ir na lua e voltar. 



Nada preocupante mas pode realmente chatear, tem gente que chora com dor e tem gente que sente as mesmas dores por muito mais tempo.. Mas basta seguir os conselhos do médico, não deixar de tomar os medicamentos que vai dar tudo certo :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chia, aveia, linhaça... Pra quê mesmo?!?!?!

Bom, entrando na segunda semana de dieta, vou confessar que o final de semana não foi tão legal quanto imaginei que seria.. comecei o sábado com pé direito, pesando o mesmo que estava no Carnaval e já animada quando meu estômago me engana e inconscientemente, me faz pedir comida mexicana... Sim! Eu tenho um fraco por comida mexicana e não resisti. Segui as dicas da nutri, pedi algo assado, cozido, uma enchilada. Isso é uma enchilada... Parecendo uma panqueca, vem recheada com carne e queijo, alface, cenoura, milho e os molhos de guacamole, sour cream e de tomates à parte... Minha inocência foi pensar que só isso bastaria, e lá veio o nacho pra ferrar com tudo! Preciso ser sincera, nunca tive problemas em comer comida mexicana à noite, mas dessa vez acho que não ter feito atividade nem ter seguido uma dieta legal no sábado pesaram mais que minha consciência... No fim das contas o estrago não foi tanto, mas agora de volta ao foco e fazendo cara feia enquanto tomo meu iogurte...

Gente!! Muito tempo.. será que volto de vez?

Tem muito tempo que não apareço por aqui, mas ó coisa que gosto de fazer é escrever. Resolvi fazer uma revolução na minha cabeça, pois precisava muito e semana passada retornei à academia. Minha rotina de todo dia de musculação, fitdance, esteira, de preparar minhas marmitas e ser feliz e plena 😊 Subi muito o peso depois de uma boa perda pós bariátrica e isso tem me incomodado muito. Tem uns dois anos que desci ladeira legal, entre tentativas de perder mas sem estímulo interno, nada que partia de mim, e acredito que incomodava não só a mim mas também as pessoas do meu convívio. Prestes a fazer 35 anos, senti que precisava mudar não só isso mas muitas outras coisas na minha vida. Ah sim, casei! Em maio, casei com Edu que conheci logo depois da bariátrica. São 5 anos juntos, de broncas pra perder peso, pra controlar a boca, mas muito, muito amor ❤ Além de uma atualização rápida da vida como ela está, resolvi vir aqui falar da sensação de fome, a vontade de comer. Gente todo dia m...

Quase dois anos

São quase dois anos sem postar no blog. Passei por muitas coisas, muitas mudanças, fases, adaptações. Efeito sanfona (ganha 2kg, perde 3kg, ganha 1kg, e por aí vai...) Hoje, com 94kg, retomei a atividade física depois de várias tentativas de voltar sem sucesso. Estava sentindo falta da endorfina, das aulas de dança, do quanto eu me sentia bem praticando uma atividade. Voltei à Hammer Academia, onde me sinto bem e onde sou sempre incentivada. Estou passando por muitas mudanças, e espero aos poucos retomar o blog com dicas, notícias, coisas legais de se compartilhar com quem também sofre com a balança e precisa de um incentivo. Ah, não liguem para a cara na foto, a câmera tratou de disparar na hora errada!! Conto com vocês, e contem comigo também!!!!