Pular para o conteúdo principal

As dores do pós-operatório

Essa semana eu passei por aqui e comentei por alto sobre as dores que se sente nos primeiros dias após a cirurgia... ontem uma amiga me questionou sobre essas dores, ela também operada há mais tempo me disse que não sentiu nada... Na verdade, essas "dores" ou desconforto ou como queiram chamar são causadas pelas gases. Vamos explicar o porquê.

Para se enxergar a cavidade abdominal, onde todos os órgãos estão juntos é necessário distender a parede abdominal por meio de gases e assim criar espaço interno para separá-los. O gás mais utilizado é o CO² (dióxido de carbono), um gás inerte e  pouco absorvido pelo nosso corpo. A introdução do gás, proporciona um amplo espaço para este tipo de cirurgia. Tal precisão é benéfica ao paciente em termos de procedimentos mais eficientes e menos sangrantes, com pós-operatórios mais tranquilos, menor estadia hospitalar, melhor resultado estético pelas menores incisões e menos complicações das incisões grandes, como as hérnias, quelóides, infecções, etc.

O que acontece é que esses gases não são liberados de uma vez quando passamos pelo procedimento e como eu sou uma pessoa que falo pouco, ao invés de liberar os gases, eu botava mais ar para dentro. Ouvi tanto, mas tanto.... Enfim, a dor varia, pois depende de quanto CO2 o médico tirou antes de fazer os pontos. Ah, e andar ajudará o seu organismo a se livrar do excesso de gás.. e como ajuda!! Acho que foram as caminhadas que ajudaram na minha recuperação pois no dia em que tirei os pontos eu não sentia mais nada!! Isso e a simeticona (Luftal, Flagass) três vezes ao dia rs  


Uns dois, três dias antes de tirar os pontos sentia umas pontadas fortes, pensei que era algo acontecendo por dentro, uma dor que não passava, parecendo dor de facão mas não era, eram os gases.. e pra liberar... Ah, essa é outra coisa que acontece e ninguém pode ter vergonha, é de liberar esses gases. Prender dói mais ainda pois passei por isso e é cada pontada de ir na lua e voltar. 



Nada preocupante mas pode realmente chatear, tem gente que chora com dor e tem gente que sente as mesmas dores por muito mais tempo.. Mas basta seguir os conselhos do médico, não deixar de tomar os medicamentos que vai dar tudo certo :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chia, aveia, linhaça... Pra quê mesmo?!?!?!

Bom, entrando na segunda semana de dieta, vou confessar que o final de semana não foi tão legal quanto imaginei que seria.. comecei o sábado com pé direito, pesando o mesmo que estava no Carnaval e já animada quando meu estômago me engana e inconscientemente, me faz pedir comida mexicana... Sim! Eu tenho um fraco por comida mexicana e não resisti. Segui as dicas da nutri, pedi algo assado, cozido, uma enchilada. Isso é uma enchilada... Parecendo uma panqueca, vem recheada com carne e queijo, alface, cenoura, milho e os molhos de guacamole, sour cream e de tomates à parte... Minha inocência foi pensar que só isso bastaria, e lá veio o nacho pra ferrar com tudo! Preciso ser sincera, nunca tive problemas em comer comida mexicana à noite, mas dessa vez acho que não ter feito atividade nem ter seguido uma dieta legal no sábado pesaram mais que minha consciência... No fim das contas o estrago não foi tanto, mas agora de volta ao foco e fazendo cara feia enquanto tomo meu iogurte...

E no dia em que a bioimpedância de outubro estava marcada....

Eis que aquela visita mensal resolve aparecer... agora só semana que vem para sabermos o resultado até agora! Feriado tranquilo, sem fugas, seguindo direitinho o corte, as medidas e mantendo distância das tentações... Hoje tem foto pra alegria da nação.... Tirada no dia 1º de outubro, será que já dá pra sentir a diferença?   Só pra comprar.... essa outra foto de outubro do ano passado: 

Desabafo

Bom dia seguidor@s!!! Hoje preciso desabafar. Mais de um mês que não posto aqui, tá tudo fora da ordem, e eu tento voltar ao foco mas cada dia parece mais difícil. O mês de junho como um todo foi louco demais. Viajei pra visitar meu irmão, cunhada e sobrinha em Brasília, foi mês de entrega de projeto de TCC, as coisas acontecendo inesperadamente em minha vida então a dieta ficou em segundo plano. Hoje, 1º de julho, faltando 19 dias para o meu aniversário e vendo que a balança já não tá mais a mesma coisa, resolvi conversando "comigo mesma", que a hora é agora. Nada de distrações, procurar manter o controle e a alimentação conforme me foi instruído no tratamento. Perdi muitos meses e as pessoas me dizem: imagine que se não fosse esse tempo perdido, você já poderia estar na manutenção, poderia estar usando aquela roupa que você tanto quis.. Nossa, as palavras entram como punhais, então decidi tirar proveito de cada comentário, cada crítica, e voltar ao foco. Até porque nest...