Bom dia!! Hoje vamos falar deste líquido vital, que na verdade muita gente não consome. Sim, existem pessoas que não bebem água, substituindo por bebidas gaseificadas e sucos. Na quantidade certa, esse líquido precioso mantém a hidratação, garante seu organismo em pleno funcionamento e ainda ajuda a emagrecer!

Beber muita água equilibra o organismo, fazendo com que ele fique mais resistente e funcione melhor. Os especialistas aconselham a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia, e devem ser ingeridos em quantidades e intervalos regulares. A sede é um sinal do organismo indicando que o indivíduo deve beber água.
Para os preocupados com a pele, olha só: a água exerce um papel importante para a saúde da pele, pois garante a hidratação e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao seu equilíbrio. Se a água é perdida, a pele sofre desidratação, tornando-se áspera e favorável ao envelhecimento.
Pesquisando em alguns sites sobre o assunto, achei uma listinha básica com cinco dicas muito legais sobre o consumo de água, além das já descritas acima.
Isso acontece, principalmente, quando ela é consumida com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade.
2. Melhora a performance na malhação
O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares deslizam com mais facilidade na presença da água, o que reduz o risco de cãibras e de contusões e faz o seu treino render.
3. Previne a celulite
Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento dos famigerados furinhos da celulite.
4. Combate o inchaço

5. Ativa a digestão
Ela ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também de saliva e suco gástrico, que atuam na digestão. Mas atenção! O ideal é ingerir até 300 ml durante o almoço ou o jantar, sem comprometer a digestão. Mais do que isso, pode deixar o estômago dilatado.
Então, que tal acompanhar as dicas, encher a garrafinha e saciar a sede? Mas cuidado, água em excesso também pode fazer mal. O excesso pode levar à hiponatremia, que é a falta de sódio no sangue. Essa síndrome atinge principalmente mulheres jovens e pode levar suas vítimas à morte. Entre os sintomas estão inchaço no estômago, vômito, fadiga extrema e perda de coordenação motora.
Então, 2 a 4 litros por dia, em intervalos regulares, é o recomendável. Bom, minha garrafinha tá cheia, e eu já vou porque jajá tem pilates!!
Desejando já um ótimo final de semana, em breve teremos mais notícias no blog!!!
Ana V. :)
Sou uma das pessoas que bebem pouquíssima água. Se tiver com sede e abrir a geladeira e tiver suco, eu vou no suco. Tento me policiar, porque tenho problemas que são simples de resolver se ingerir mais água. As vezes, chego a tomar 2/3 copos forçadamente, para garantir o minimo do dia e não trazer mais problemas pra minha saúde.
ResponderExcluir