Essa semana eu passei por aqui e comentei por alto sobre as dores que se sente nos primeiros dias após a cirurgia... ontem uma amiga me questionou sobre essas dores, ela também operada há mais tempo me disse que não sentiu nada... Na verdade, essas "dores" ou desconforto ou como queiram chamar são causadas pelas gases. Vamos explicar o porquê.
Para se enxergar a cavidade abdominal, onde todos os órgãos estão juntos é necessário distender a parede abdominal por meio de gases e assim criar espaço interno para separá-los. O gás mais utilizado é o CO² (dióxido de carbono), um gás inerte e pouco absorvido pelo nosso corpo. A introdução do gás, proporciona um amplo espaço para este tipo de cirurgia. Tal precisão é benéfica ao paciente em termos de procedimentos mais eficientes e menos sangrantes, com pós-operatórios mais tranquilos, menor estadia hospitalar, melhor resultado estético pelas menores incisões e menos complicações das incisões grandes, como as hérnias, quelóides, infecções, etc.
O que acontece é que esses gases não são liberados de uma vez quando passamos pelo procedimento e como eu sou uma pessoa que falo pouco, ao invés de liberar os gases, eu botava mais ar para dentro. Ouvi tanto, mas tanto.... Enfim, a dor varia, pois depende de quanto CO2 o médico tirou antes de fazer os pontos. Ah, e andar ajudará o seu organismo a se livrar do excesso de gás.. e como ajuda!! Acho que foram as caminhadas que ajudaram na minha recuperação pois no dia em que tirei os pontos eu não sentia mais nada!! Isso e a simeticona (Luftal, Flagass) três vezes ao dia rs
Uns dois, três dias antes de tirar os pontos sentia umas pontadas fortes, pensei que era algo acontecendo por dentro, uma dor que não passava, parecendo dor de facão mas não era, eram os gases.. e pra liberar... Ah, essa é outra coisa que acontece e ninguém pode ter vergonha, é de liberar esses gases. Prender dói mais ainda pois passei por isso e é cada pontada de ir na lua e voltar.
Nada preocupante mas pode realmente chatear, tem gente que chora com dor e tem gente que sente as mesmas dores por muito mais tempo.. Mas basta seguir os conselhos do médico, não deixar de tomar os medicamentos que vai dar tudo certo :)
Comentários
Postar um comentário