Pular para o conteúdo principal

Chia, aveia, linhaça... Pra quê mesmo?!?!?!

Bom,

entrando na segunda semana de dieta, vou confessar que o final de semana não foi tão legal quanto imaginei que seria.. comecei o sábado com pé direito, pesando o mesmo que estava no Carnaval e já animada quando meu estômago me engana e inconscientemente, me faz pedir comida mexicana... Sim! Eu tenho um fraco por comida mexicana e não resisti. Segui as dicas da nutri, pedi algo assado, cozido, uma enchilada.

Isso é uma enchilada...

Parecendo uma panqueca, vem recheada com carne e queijo, alface, cenoura, milho e os molhos de guacamole, sour cream e de tomates à parte...

Minha inocência foi pensar que só isso bastaria, e lá veio o nacho pra ferrar com tudo! Preciso ser sincera, nunca tive problemas em comer comida mexicana à noite, mas dessa vez acho que não ter feito atividade nem ter seguido uma dieta legal no sábado pesaram mais que minha consciência...

No fim das contas o estrago não foi tanto, mas agora de volta ao foco e fazendo cara feia enquanto tomo meu iogurte desnatado com linhaça e aveia... Opa!

Tá, vamos voltar ao foco né Ana Virgínia?!?!?! Afinal vim aqui hoje falar da Chia, Linhaça, Aveia (farelo e flocos) e tudo mais que os nutricionistas passam pra gente pra dar sensação de saciedade e ajudar no funcionamento intestinal...

Nem sempre fui adepta dessas sementes, e única coisa que chegava perto disso que já consumi foi Fibra Mais, da Nestlé e xPin Light, da Tia Sônia.

Com a mudança para o outro método de emagrecimento, me passaram a aveia e linhaça no lugar do Fibra Mais, por causa dos carboidratos etc & tal...

Mas pra quê servem essas sementinhas que podem ser trituradas e utilizadas nas refeições, lanches, com sucos e tudo o mais que podem inventar?

Bom, resolvi pesquisar e saber pra que serve cada uma e qual a "função" dentro de uma reeducação alimentar.

CHIA - A chia elimina gordura, ajudando a emagrecer. Em contato com a água, a chia vira um gel, que ‘incha’ o estômago, retarda a fome e a velocidade com que o organismo assimila os carboidratos. Cerca de 23% da chia é composta por ácidos graxos poliinsaturados, o que a torna a semente com maior teor de Ômega-3 no mundo. Além de extremamente rica em fibras, a chia é um tipo de proteína completa, têm o dobro de potássio que a banana, três vezes mais antioxidantes que mirtilo (blueberry), seis vezes mais cálcio que o leite e oito vezes mais Ômega-3 que o salmão. A Chia também é rica em antioxidantes e ainda é desintoxicante.


Na alimentação, a chia pode ser consumida em gel ou misturada na vitaminas de frutas e no iogurte. O gel de chia pode ficar na geladeira por até três dias, sem perder os nutrientes. Pra fazer um gel de chia, misture uma colher de sopa (10 g) de chia com 1/2 xícara (75 ml) de água e deixe hidratar por meia hora, mexendo de vez em quando. No final desse tempo, um gel terá se formado. Tome uma colher de sopa do gel 30 minutos antes das principais refeições.

LINHAÇA - Existem dois tipos de linhaça: marrom e dourada. Não há diferença na composição nutricional, elas possuem os mesmos nutrientes, porém a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, com uso de agrotóxicos e a dourada é plantada em regiões frias e cultivada de forma orgânica.A linhaça pode ser encontrada em forma de semente, farinha, óleo e cápsulas.

Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada. Você pode utilizar na preparação de pães, bolos, tortas, acrescentar em sucos, vitaminas, sopas, saladas, iogurte, frutas e até no preparo do feijão quando ele estiver cozinhando.

AVEIA - Rica em minerais como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras, a aveia ainda melhora o funcionamento intestinal, facilita a digestão, controla a pressão arterial, diminui colesterol ruim e controla quantidade de açúcar no sangue. Mas, para que ela tenha todos esses efeitos positivos, é preciso consumir da maneira correta, ou seja, três colheres de sopa por dia no máximo. Além disso, é indicado tomar de cinco a seis copos de água por dia, senão ela causará efeito contrário, que é a obstipação (prisão de ventre).

Existem tipos diferentes de aveia. Lá em casa mesmo, tenho em farelo e farinha. Em flocos o grão é prensado integralmente, um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes. O farelo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas. Ideal para ser usado em massa de pães e bolos. A farinha é obtida da parte mais interna do grão e, assim, perde na carga de fibras. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma alternativa para substituir a farinha de trigo.

A aveia também pode ser colocada na salada de frutas, nas vitaminas, sucos, iogurtes ou como você achar melhor. :)

Bom, essas são as sementes presentes na minha dieta. Também consumo castanha do pará e duas vezes na semana faço um mix de oleaginosas no lanche, com amendoa, uva passa, castanha do pará, nozes e castanha de caju.

Essa semana ainda eu volto, com mais dicas e novidades :)

Comentários

  1. Poooooooooooo!
    Deu até fome...

    Aqui no RJ eu não sei onde encontrar Chia, mas o resto tem fácil...

    Difícil é a mudança de hábito..

    Parabéns e continue no foco...

    Bjooo

    ResponderExcluir
  2. Pode encontra-la no mundo verde, mercadão de madureira tem varias lojas entre outros... dependendo da sua localizade, é só procurar casas de produtos narurais que encontrará !!

    Bjs,

    Angélica

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Porto Velho é mais difícil de encontrar a CHIA, pois ela é muita consumida nesta região, e sempre está em falta. Já a linhaça e aveia, vc pode encontrar em quase todos os supermercado local.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da informação.vou seguir obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Amei suas dicas...faço uso de todas essas sementes...estou a uns dois meses,em uma reeducação alimentar...não foi fácil tirar do meu cardápio,pão de queijo,pois não podia faltar no café da manhã...sorvete,e massas...pois sou descendente de italiano...mas estou confiante!

    ResponderExcluir
  6. Oi boa noite? Me chamo Deise e gostaria de saber se Eu posdo misturar linhaca marrón e linhaca dourada com chia bater no liquidificador e consumir nas minhas dietas.por favor me tirar esas duvida.muito obrigado pela atencao.

    ResponderExcluir
  7. CASTANHA DO PARÁ 200G
    R$ 15,40

    Combate radicais livres, melhora o sistema imunológico, estimula glândula tireóide na produção de hormônio e remove do organismo metais pesados como o mercúrio.Previne o aparecimento de tumores e doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer e esclerose múltipla.

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/alimentos/castanha-do-para-200g.html

    ResponderExcluir
  8. Estou usando a chia, aveia,linhaça também a farinha da casca do maracujá com uma banana ou uma maçã junto ao leite.
    Sempre substituindo o café da manhã e p jantar e os resultados fpram otimos.

    ResponderExcluir
  9. Junto chia aveia e linhaça no iogurte isso agride o estômago uso para constipação intestinal.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Eu faço academia, todos os dias antes de treinar eu como um mingau de aveia, posso misturar aveia, chia e linhaça e comer tudo junto ??

    ResponderExcluir
  12. Posso misturar chia é a linhaça no mesmo vidro?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gente!! Muito tempo.. será que volto de vez?

Tem muito tempo que não apareço por aqui, mas ó coisa que gosto de fazer é escrever. Resolvi fazer uma revolução na minha cabeça, pois precisava muito e semana passada retornei à academia. Minha rotina de todo dia de musculação, fitdance, esteira, de preparar minhas marmitas e ser feliz e plena 😊 Subi muito o peso depois de uma boa perda pós bariátrica e isso tem me incomodado muito. Tem uns dois anos que desci ladeira legal, entre tentativas de perder mas sem estímulo interno, nada que partia de mim, e acredito que incomodava não só a mim mas também as pessoas do meu convívio. Prestes a fazer 35 anos, senti que precisava mudar não só isso mas muitas outras coisas na minha vida. Ah sim, casei! Em maio, casei com Edu que conheci logo depois da bariátrica. São 5 anos juntos, de broncas pra perder peso, pra controlar a boca, mas muito, muito amor ❤ Além de uma atualização rápida da vida como ela está, resolvi vir aqui falar da sensação de fome, a vontade de comer. Gente todo dia m

Mudança de treino

Ontem voltei na empolgação para a academia. Proteína, garrafinha de água, tudo a postos. Meu querido professor Alex Wendel me apareceu com treino novo para começar a semana bem.... E o treino A veio logo com exercícios para a perna, pra matar mesmo!!! Agachamento, leg press, o escambau... descer e subir escada, sentar e levantar? Trabalho de Hércules! kkkkk Mas estou bem animada, sentindo as mudanças no peso e no corpo. Muito feliz e com o Fitness Pal fica bem mais fácil. Espero conseguir bons resultados nessa semana, pra chegar nos 30 com o pé direito lá na frente! Hoje teve mais mudança, com muito exercício de braço, aí aproveitei pra me jogar no aeróbico. Sensação boa de dever cumprido, com outro ânimo. Olha o nível do stairmaster hoje E amanhã tem FitDance e mais malhação. Não quero e nem posso mais é ficar parada. Afinal, o braço ta saindo... Risos