Pular para o conteúdo principal

Carboidratos

Bolo, pão, biscoito, massas, etc. Quem não gosta? Bom, mas é complicado, numa dieta restrita de carboidratos falar sobre eles. Não quer dizer que não como nenhum, como sim, mas em outras formas. Afinal, o carboidrato não existe apenas nestes produtos que citei acima (se é que posso chamar de produtos rsrs), mas em frutas, verduras, legumes.

Por isso, procurei na web alguns exemplos de carboidratos bons, que podem ser consumidos sem culpa (seja numa dieta restritiva ou não), mas com limites!

Arroz
A melhor opção é o integral, rico em fibras e outras vantagens. Porém, se você não gosta do alimento, experimente cozinhar uma porção menor do que a habitual de arroz branco e, em seguida, acrescente seus vegetais preferidos, como brócolis, cenoura e milho.

Feijão
Apesar de ser rico em carboidrato, o feijão tem uma carga glicêmica baixa, além de garantir a ingestão de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Isso porque ele possui ferro, proteínas, ácido fólico e outros minerais essenciais para o corpo.

Lentilha
A lentilha também é uma boa opção para quem busca um acompanhamento saudável para o arroz. Ela é rica em fibras e, por isso, é digerida lentamente, o que garante saciedade por mais tempo.

Aveia
A aveia, principalmente em versões não industrializadas, pode ser uma boa opção para substituir o trigo em receitas, deixando o prato mais saudável e benéfico para o bom funcionamento do intestino, pois é fonte de fibras. Ela pode ser usada no preparo de massas, sobremesas e é uma alternativa para um café da manhã saudável.

Quinoa
A quinoa é outro grão que não pode faltar no cardápio de quem deseja se alimentar de forma saudável e sem prejudicar a dieta. Ela ainda tem um alto valor nutritivo, pois possui proteínas, fibras e baixo índice glicêmico.

Frutas
Algumas dietas que controlam o consumo de carboidratos costumam limitar a ingestão de frutas, principalmente porque o açúcar que está presente nelas, a frutose, é consumido pelo organismo muito rapidamente, o que altera os níveis de glicose e leva à fome. No entanto, elas são ricas em vitaminas e minerais e possuem poucas calorias. Por isso, invista naquelas com grande quantidade de fibras, como a manga, que ainda prolongam a saciedade. 

Derivados do leite sem açúcar
Iogurtes e outros derivados do leite também podem fazer parte do cardápio sem prejudicar o emagrecimento. As versões light e sem adição de açúcar podem ser consumidas sem culpa, pois possuem mais proteína que carboidratos, e por isso não contribuem para o acúmulo de gordura.

Já os carboidratos refinados, vamos conhecer um pouco mais sobre eles:

Carboidratos Refinados
Pra começar, a sociedade atual tem consumido mais de dez vezes o que costumava consumir em açúcar e carboidratos refinados. 

Na lista dos refinados, encontramos alimentos como pão branco, farinha de trigo, biscoitos, bolachas, arroz branco, macarrão e massas e também açúcar em seus mais variados tipos (sacarose, amido, frutose etc.).

Esses alimentos geram picos de insulina no corpo de maneira desproporcional ao que deveriam, prejudicando o organismo e causando o acúmulo de gorduras. Isso porque o corpo não gasta tanta energia quanto é consumida e estoca o excesso em forma de gorduras.

Algumas pesquisas, inclusive, provam que carboidratos refinados e açucares atuam no cérebro humano sob os mesmos critérios de dependência química de usuários de cocaína, anfetaminas e antidepressivos, à medida que atuam sobre neurotransmissores como dopamina e serotonina.

Por isso, muitas vezes, nutricionistas e endocrinologistas indicam que pacientes em tratamento de reeducação alimentar consumam os produtos na forma integral, ou sem glúten. E você, já sabe qual carboidrato vai escolher para sua próxima refeição??? Cuidado com as escolhas e cuidado com a saúde!

Eu já recomecei meu caminho, longo, mas recompensante :)
Em breve, mais notícias e novidades!!!

Ana V. :)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gente!! Muito tempo.. será que volto de vez?

Tem muito tempo que não apareço por aqui, mas ó coisa que gosto de fazer é escrever. Resolvi fazer uma revolução na minha cabeça, pois precisava muito e semana passada retornei à academia. Minha rotina de todo dia de musculação, fitdance, esteira, de preparar minhas marmitas e ser feliz e plena 😊 Subi muito o peso depois de uma boa perda pós bariátrica e isso tem me incomodado muito. Tem uns dois anos que desci ladeira legal, entre tentativas de perder mas sem estímulo interno, nada que partia de mim, e acredito que incomodava não só a mim mas também as pessoas do meu convívio. Prestes a fazer 35 anos, senti que precisava mudar não só isso mas muitas outras coisas na minha vida. Ah sim, casei! Em maio, casei com Edu que conheci logo depois da bariátrica. São 5 anos juntos, de broncas pra perder peso, pra controlar a boca, mas muito, muito amor ❤ Além de uma atualização rápida da vida como ela está, resolvi vir aqui falar da sensação de fome, a vontade de comer. Gente todo dia m

Mudança de treino

Ontem voltei na empolgação para a academia. Proteína, garrafinha de água, tudo a postos. Meu querido professor Alex Wendel me apareceu com treino novo para começar a semana bem.... E o treino A veio logo com exercícios para a perna, pra matar mesmo!!! Agachamento, leg press, o escambau... descer e subir escada, sentar e levantar? Trabalho de Hércules! kkkkk Mas estou bem animada, sentindo as mudanças no peso e no corpo. Muito feliz e com o Fitness Pal fica bem mais fácil. Espero conseguir bons resultados nessa semana, pra chegar nos 30 com o pé direito lá na frente! Hoje teve mais mudança, com muito exercício de braço, aí aproveitei pra me jogar no aeróbico. Sensação boa de dever cumprido, com outro ânimo. Olha o nível do stairmaster hoje E amanhã tem FitDance e mais malhação. Não quero e nem posso mais é ficar parada. Afinal, o braço ta saindo... Risos 

Chia, aveia, linhaça... Pra quê mesmo?!?!?!

Bom, entrando na segunda semana de dieta, vou confessar que o final de semana não foi tão legal quanto imaginei que seria.. comecei o sábado com pé direito, pesando o mesmo que estava no Carnaval e já animada quando meu estômago me engana e inconscientemente, me faz pedir comida mexicana... Sim! Eu tenho um fraco por comida mexicana e não resisti. Segui as dicas da nutri, pedi algo assado, cozido, uma enchilada. Isso é uma enchilada... Parecendo uma panqueca, vem recheada com carne e queijo, alface, cenoura, milho e os molhos de guacamole, sour cream e de tomates à parte... Minha inocência foi pensar que só isso bastaria, e lá veio o nacho pra ferrar com tudo! Preciso ser sincera, nunca tive problemas em comer comida mexicana à noite, mas dessa vez acho que não ter feito atividade nem ter seguido uma dieta legal no sábado pesaram mais que minha consciência... No fim das contas o estrago não foi tanto, mas agora de volta ao foco e fazendo cara feia enquanto tomo meu iogurte