Pular para o conteúdo principal

Água faz bem - e muito!

Bom dia!! Hoje vamos falar deste líquido vital, que na verdade muita gente não consome. Sim, existem pessoas que não bebem água, substituindo por bebidas gaseificadas e sucos. Na quantidade certa, esse líquido precioso mantém a hidratação, garante seu organismo em pleno funcionamento e ainda ajuda a emagrecer!

Não vou mentir que eu era uma dessas pessoas que preferia um copo de coca-cola a um copo de água, mas hoje com a reeducação, a preferência mudou, e os resultados, claro, são visíveis. Na verdade, a água é um líquido fundamental. O corpo humano é constituído de mais de 60% de água, o que faz dela um nutriente indispensável à saúde. Além de distribuir os nutrientes pelos diferentes órgãos do corpo, a água ajuda a regular a temperatura do corpo, eliminar as toxinas através da urina e da transpiração e a estimular o trânsito intestinal. Sendo assim, quando há pouca água no corpo, o organismo sofre prejuízos.

Beber muita água equilibra o organismo, fazendo com que ele fique mais resistente e funcione melhor. Os especialistas aconselham a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia, e devem ser ingeridos em quantidades e intervalos regulares. A sede é um sinal do organismo indicando que o indivíduo deve beber água.


Para os preocupados com a pele, olha só: a água exerce um papel importante para a saúde da pele, pois garante a hidratação e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao seu equilíbrio. Se a água é perdida, a pele sofre desidratação, tornando-se áspera e favorável ao envelhecimento.

Pesquisando em alguns sites sobre o assunto, achei uma listinha básica com cinco dicas muito legais sobre o consumo de água, além das já descritas acima. 

1. Ajuda a perder peso
Isso acontece, principalmente, quando ela é consumida com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade.

2. Melhora a performance na malhação
O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares deslizam com mais facilidade na presença da água, o que reduz o risco de cãibras e de contusões e faz o seu treino render.

3. Previne a celulite
Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento dos famigerados furinhos da celulite.

4. Combate o inchaço
Quanto mais água você bebe, maior o volume de sangue. Com isso, as células ficam mais irrigadas e o organismo não retém sódio – o grande responsável pelo inchaço.

5. Ativa a digestão
Ela ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também de saliva e suco gástrico, que atuam na digestão. Mas atenção! O ideal é ingerir até 300 ml durante o almoço ou o jantar, sem comprometer a digestão. Mais do que isso, pode deixar o estômago dilatado.

Então, que tal acompanhar as dicas, encher a garrafinha e saciar a sede? Mas cuidado, água em excesso também pode fazer mal. O excesso pode levar à hiponatremia, que é a falta de sódio no sangue. Essa síndrome atinge principalmente mulheres jovens e pode levar suas vítimas à morte. Entre os sintomas estão inchaço no estômago, vômito, fadiga extrema e perda de coordenação motora.

Então, 2 a 4 litros por dia, em intervalos regulares, é o recomendável. Bom, minha garrafinha tá cheia, e eu já vou porque jajá tem pilates!!

Desejando já um ótimo final de semana, em breve teremos mais notícias no blog!!!

Ana V. :)

Comentários

  1. Sou uma das pessoas que bebem pouquíssima água. Se tiver com sede e abrir a geladeira e tiver suco, eu vou no suco. Tento me policiar, porque tenho problemas que são simples de resolver se ingerir mais água. As vezes, chego a tomar 2/3 copos forçadamente, para garantir o minimo do dia e não trazer mais problemas pra minha saúde.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Chia, aveia, linhaça... Pra quê mesmo?!?!?!

Bom, entrando na segunda semana de dieta, vou confessar que o final de semana não foi tão legal quanto imaginei que seria.. comecei o sábado com pé direito, pesando o mesmo que estava no Carnaval e já animada quando meu estômago me engana e inconscientemente, me faz pedir comida mexicana... Sim! Eu tenho um fraco por comida mexicana e não resisti. Segui as dicas da nutri, pedi algo assado, cozido, uma enchilada. Isso é uma enchilada... Parecendo uma panqueca, vem recheada com carne e queijo, alface, cenoura, milho e os molhos de guacamole, sour cream e de tomates à parte... Minha inocência foi pensar que só isso bastaria, e lá veio o nacho pra ferrar com tudo! Preciso ser sincera, nunca tive problemas em comer comida mexicana à noite, mas dessa vez acho que não ter feito atividade nem ter seguido uma dieta legal no sábado pesaram mais que minha consciência... No fim das contas o estrago não foi tanto, mas agora de volta ao foco e fazendo cara feia enquanto tomo meu iogurte...

A felicidade de um Carnaval sem aumentar o abadá...

Dá pra acreditar? Nem eu acreditei. Ano passado, trabalhando, até mesmo minha t-shirt de RP da Villa Gourmet e assistente de Ju foi aumentada, pois não tava confortável... Vamos ver a evolução de três carnavais através de fotos? (2009, 2011 e 2012 - descobri que não tenho fotos de 2010!) Essa foi em 2009. Detalhe para o tamanho da "faixa" que foi colocada na lateral.. e ainda por cima com imobilizador. Com Monique, Carnaval 2011, antes de ir trabalhar no Camarote Contigo! Daniela Mercury, na saída dos blocos. Saindo com Grazy para o Boteco Marta Góes na segunda-feira, esse ano. Detalhe importante: essa blusa é tamanho M. A sensação de vestir uma roupa e ela caber sem precisar de reforma, é muito bom! E aí, revendo as fotos, decidi fazer essa comparação... O que acharam? Tá mudando pra melhor hein? Ah, indico a vocês o blog Beijo no Padeiro , da minha amiga Camila Lisboa. Pra quem gosta de comida natural, ela tem dicas ótimas e in...

O tal do dumping

Pois é, tem gente que não sente nada, tem gente que sente sempre, eu passei pela bendita síndrome do dumping algumas vezes e tenho me controlado muito para não chegar ao ponto de passar tão mal... Meu limite fácil são quatro colheres ou algumas mordidas. A primeira vez foi durante uma festinha de confraternização de Natal. Comi inocentemente um pedaço de um rocambole de goiabada, não senti nada. Comi outro, mais outro (pedaços pequenos, e não fatias, antes que pensem coisa!!) e de repente comecei a me sentir mal, sensação que havia comido demais, bocejos e mais bocejos... resolvi pesquisa e vi que era o tal dumping. Putz não desejo isso a ninguém! Sensação péssima, que você vai vomitar a qualquer momento, que vai passar mal mesmo mas a sorte é que passou logo. Tomei um comprimido de Vonau (remédio para enjoo), respirei fundo e aguardei um pouco até que passasse.  Depois dessa, em outras duas ocasiões também passei mal mas não foram os doces. Achei que estava muito bem e fu...