Pular para o conteúdo principal

Atividade física e emagrecimento

Bom dia!

Estava aqui, com a mente ocupada com a clipagem diária no trabalho quando uma reportagem de um jornal de Salvador me chamou a atenção: "Fazer exercício é a última coisa em que brasileiro pensa quando quer emagrecer". Engraçado, pois é a recomendação feita por todos os especialistas, profissionais que nos indicam aliar uma coisa a outra. 


O mais interessante é ver as desculpas encontradas para burlar essa indicação... De acordo com a matéria, "as justificativas são múltiplas: distância física, falta de tempo e mensalidade alta". Algumas pessoas procuram alternativas,  comprando aparelhos com múltiplas funções, mas em casa, com a preguiça e sem um profissional para auxiliar, o risco é do aparelho virar cabide... serio! Eu, quando morava com a minha mãe, já tive uma esteira em casa.. E minhas roupas ficavam bonitinhas penduradas nela! (não, eu não me orgulho disso!)




Com a prática da atividade, perdemos peso e porcentagem de gordura corporal, além de observer a redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o colesterol bom). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja, a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%. 

Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão. A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.


Mas o negócio é o seguinte: atividade física só não ajuda muito. O ideal é aliar a atividade a uma alimentação saudável, balanceada, até porque não adianta você se matar na esteira, correr meia hora e atacar um Big Mac não é meu bem?

Uma hora de atividade física moderada foi considerado o suficiente para se manter saudável, mas não para emagrecer. Além disso, qualquer mulher que tem uma alimentação normal deve fazer atividade física para manter o IMC normal e evitar o ganho de peso ao longo do tempo. 

Claro que existem dietas específicas para quem procurar ganhar músculos, para quem procura apenas manter o peso e para quem precisa perder peso. 

Para o ganho de massa muscular é preciso que haja um consumo de calorias adequado. Já para o emagrecimento e redução de gordura corporal é preciso uma ingestão menor de calorias, com uma quantidade adequada de proteína e demais nutrientes. Outra coisa importantíssima é reduzir o consumo de gorduras. Afinal, corpinho sarado, verão chegando, vamos malhar e ficar de olho no que colocamos no prato! 

Amanhã volto com mais dicas.
Ana V. :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gente!! Muito tempo.. será que volto de vez?

Tem muito tempo que não apareço por aqui, mas ó coisa que gosto de fazer é escrever. Resolvi fazer uma revolução na minha cabeça, pois precisava muito e semana passada retornei à academia. Minha rotina de todo dia de musculação, fitdance, esteira, de preparar minhas marmitas e ser feliz e plena 😊 Subi muito o peso depois de uma boa perda pós bariátrica e isso tem me incomodado muito. Tem uns dois anos que desci ladeira legal, entre tentativas de perder mas sem estímulo interno, nada que partia de mim, e acredito que incomodava não só a mim mas também as pessoas do meu convívio. Prestes a fazer 35 anos, senti que precisava mudar não só isso mas muitas outras coisas na minha vida. Ah sim, casei! Em maio, casei com Edu que conheci logo depois da bariátrica. São 5 anos juntos, de broncas pra perder peso, pra controlar a boca, mas muito, muito amor ❤ Além de uma atualização rápida da vida como ela está, resolvi vir aqui falar da sensação de fome, a vontade de comer. Gente todo dia m

Mudança de treino

Ontem voltei na empolgação para a academia. Proteína, garrafinha de água, tudo a postos. Meu querido professor Alex Wendel me apareceu com treino novo para começar a semana bem.... E o treino A veio logo com exercícios para a perna, pra matar mesmo!!! Agachamento, leg press, o escambau... descer e subir escada, sentar e levantar? Trabalho de Hércules! kkkkk Mas estou bem animada, sentindo as mudanças no peso e no corpo. Muito feliz e com o Fitness Pal fica bem mais fácil. Espero conseguir bons resultados nessa semana, pra chegar nos 30 com o pé direito lá na frente! Hoje teve mais mudança, com muito exercício de braço, aí aproveitei pra me jogar no aeróbico. Sensação boa de dever cumprido, com outro ânimo. Olha o nível do stairmaster hoje E amanhã tem FitDance e mais malhação. Não quero e nem posso mais é ficar parada. Afinal, o braço ta saindo... Risos 

Chia, aveia, linhaça... Pra quê mesmo?!?!?!

Bom, entrando na segunda semana de dieta, vou confessar que o final de semana não foi tão legal quanto imaginei que seria.. comecei o sábado com pé direito, pesando o mesmo que estava no Carnaval e já animada quando meu estômago me engana e inconscientemente, me faz pedir comida mexicana... Sim! Eu tenho um fraco por comida mexicana e não resisti. Segui as dicas da nutri, pedi algo assado, cozido, uma enchilada. Isso é uma enchilada... Parecendo uma panqueca, vem recheada com carne e queijo, alface, cenoura, milho e os molhos de guacamole, sour cream e de tomates à parte... Minha inocência foi pensar que só isso bastaria, e lá veio o nacho pra ferrar com tudo! Preciso ser sincera, nunca tive problemas em comer comida mexicana à noite, mas dessa vez acho que não ter feito atividade nem ter seguido uma dieta legal no sábado pesaram mais que minha consciência... No fim das contas o estrago não foi tanto, mas agora de volta ao foco e fazendo cara feia enquanto tomo meu iogurte