Pular para o conteúdo principal

Os e-mails de Alberto Neto

Meu tio Alberto é uma figura e tanto. Viciado em computador, costuma me enviar diversos e-mails no decorrer da semana. No domingo ele me mandou um bem interessante, falando sobre frutas e seus benefícios. Eu que sempre fui adepta ao queijo quente com coca-cola no lanchinho, estou aprendendo o quanto é bom abrir a geladeira e ver aquela variedade que substitui de forma ainda melhor os lanches nada light que eu costumava fazer. E o melhor, são uma delícia!

Se você gosta de fruta, veja essas dicas, vale super à pena e achei bem legal para compartilhar.
Podemos dizer até que este post foi uma rica contribuição.. valeu, tio!

Uma seleção de informações sobre frutas e seus benefícios à saúde...... 


O pódio das frutas 

As mais energéticas: açaí (495 kcal em 1 tigela pequena), abacate (235 kcal em 1/2 unidades), caqui (90 kcal por unidade) e figo (90 kcal por 3 unidades) 
As menos energéticas: melão (20 kcal em 1 fatia) e pêssego (25 kcal em 1 unidade) 
As mais ricas em fibras: açaí (35 g em uma tigela pequena) e goiaba (10 g em 1 unidade) 
As mais ricas em carotenóides: manga (3600 mcg em 1 unidade), caqui (1800 mcg em 1 unidade) 
As mais ricas em vitamina E: abacate (230 mg em 1/2 unidade), açaí (90 mg em 1 tigela pequena) 
As mais ricas em potássio: banana (350 mg em 1 unidade) e uva (296 mg em 1 xícara) 
As mais ricas em vitamina C: goiaba (370 mg em 1 unidade) e morango (110 mg em 1 xícara) 
As mais ricas em cálcio: açaí (236 mg em 1 tigela pequena) e tangerina (40 mg em 1 unidade) 
As mais ricas em magnésio: abacate (100 mg em 1/2 unidade) e banana (30 mg em 1 unidade) 
As mais ricas em ferro: açaí (25 mg em 1 tigela pequena) e amora (5 mg em 1 copo médio)
   
Frutas para esportistas 

Os esportistas estão sujeitos a algumas condições que podem ser prevenidas e aliviadas com as frutas 
Anemia: açaí, amora, carambola 
Artrite: abacaxi, ameixa e maçã 
Cãibras musculares: banana, laranja e melão 
Diarréia: maçã sem casca e banana-maçã 
Digestão pesada: combinar as refeições pesadas com o abacaxi
Prisão de ventre: maçã com casca, ameixa e figo 
Fadiga: banana, uva e figo 
Retenção de líquidos: a maioria das frutas, por possuir potássio, pode provocar maior perda de líquido. 
Baixar o colesterol: maçã, pêra, abacaxi e pêssego  

Ameixa, tônico antiestresse
Contém alta quantidade de fibra sorbitol que estimulam o movimento intestinal e favorecem a evacuação. Dependendo da coloração da fruta, a quantidade de vitaminas que possuem pode variar: as claras são as mais doces e ricas em carotenos, e as com coloração escura contêm mais ferro. Sua riqueza em vitaminas B e C torna essa fruta uma aliada contra o estresse e o suco de ameixa alivia a gota, o reumatismo, a artrite e problemas articulares.

Damasco, a fruta da pele
Tem alto teor de caroteno (provitamina A), vitamina que previne o câncer, regenera os tecidos, e favorece o bronzeado. É rica em ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2 e C. Um verdadeiro coquetel contra a fadiga. E só tem 47 kcal.


Figo, para os ossos
Tem cálcio, por isso, é recomendado para esportistas e ajuda a prevenir a osteoporose. Contém benzaldeido, um agente anticancerígeno, flavonóides e uma enzima chamada ficina que ajuda a digestão das proteínas. Além disso, possui ferro, potássio e fibra. As avós utilizavam o látex branco (líquido que sai da planta ao ser cortada) para eliminar as verrugas. Na ásia, o figo é considerado um afrodisíaco natural. 

Maçã, o presente de Eva a saúde
Ela é rica em fibra solúvel, regula o colesterol, protege o coração e equilíbra a função intestinal, tanto no caso de diarréia como de prisão de ventre. Contém vitamina C, potássio e é hidratante
Banana, a barrinha energética
É o alimento dos campeões. Uma comida rápida, ideal para recarregar as energias. Quanto menos maduras, mais ricas em amido. A banana previne as cãibras musculares por sua riqueza em potássio. Também tem magnésio e vitamina B6, vital para levantar seu ânimo e ajudar no metabolismo do corpo.
Melão, o diurético mais natural 
É típico das frutas de verão. É rica em potássio (diurético), betacaroteno, vitaminas e com poucas calorias. Quanto mais amarelo o melão, maior é a quantidade de carotenos - responsáveis pelo cuidado de sua pele, melhorando também o seu bronzeado. É considerada uma fruta anticoagulante e um aliado na prevenção de trombose e infartes.
Pêssego, a fruta saborosa
Rica em vitamina C e potássio. Regula o intestino, pois é rico em fibras. Tem baixo teor calórico.
Açaí, o pentacampeão 
Esta frutinha amazônica, muito badalada entre os esportivas, sem dúvida nenhuma é pura energia! Rico em vitamina E, o açaí pode ser considerado um poderoso antioxidante. Além de ser rico em cálcio e ferro, que auxiliam na efetiva contração muscular. O alto teor de fibras pode ser ainda maior quando na tigela de açaí vai granola misturada.
Nectarina, o pêssego de pele suave 
É uma fruta muito parecida com o pêssego. Contém provitamina A, vitamina B3, ácido fólico, potássio e fibra. Ajuda a regular o colesterol.
Pêra, para refrescar 
A pêra é uma fruta que deve ser ingerida madura. É rica em pectina, fibra que regula o intestino melhorando a flora intestinal; contém minerais como o selénio (antioxidante), zinco (aumenta a imunidade) e potássio (diurético e hipotensor). Para os esportistas é uma fruta muito completa.
Abacaxi, para digestão 
A cozinha oriental combina pratos com carnes e abacaxi porque favorece a digestão das proteínas. Essa fruta tem uma enzima chamada bromelina. É rica em vitamina C.
Melancia, menos calorias 
Se seus problemas são os quilinhos a mais, encha sua geladeira de melancia . Você vai poder comer quantos pedaços quiser, pois é a fruta que tem menos calorias (18 kcal/100 g). É rica em água, fibra , potássio (diurético), vitaminas A, B6 e C e magnésio.
Uva, limpa seu corpo das toxinas 
Uma das frutas que trazem mais benefícios para a saúde. É remineralizante, diurética, depurativa, energética. Contém taninos adstringentes, polifenois, resverastrol (principalmente nas uvas escuras) e substâncias com capacidade antitumoral. Uma alimentação rica em uvas garante boa saúde e limpa seu organismo de toxinas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gente!! Muito tempo.. será que volto de vez?

Tem muito tempo que não apareço por aqui, mas ó coisa que gosto de fazer é escrever. Resolvi fazer uma revolução na minha cabeça, pois precisava muito e semana passada retornei à academia. Minha rotina de todo dia de musculação, fitdance, esteira, de preparar minhas marmitas e ser feliz e plena 😊 Subi muito o peso depois de uma boa perda pós bariátrica e isso tem me incomodado muito. Tem uns dois anos que desci ladeira legal, entre tentativas de perder mas sem estímulo interno, nada que partia de mim, e acredito que incomodava não só a mim mas também as pessoas do meu convívio. Prestes a fazer 35 anos, senti que precisava mudar não só isso mas muitas outras coisas na minha vida. Ah sim, casei! Em maio, casei com Edu que conheci logo depois da bariátrica. São 5 anos juntos, de broncas pra perder peso, pra controlar a boca, mas muito, muito amor ❤ Além de uma atualização rápida da vida como ela está, resolvi vir aqui falar da sensação de fome, a vontade de comer. Gente todo dia m

Mudança de treino

Ontem voltei na empolgação para a academia. Proteína, garrafinha de água, tudo a postos. Meu querido professor Alex Wendel me apareceu com treino novo para começar a semana bem.... E o treino A veio logo com exercícios para a perna, pra matar mesmo!!! Agachamento, leg press, o escambau... descer e subir escada, sentar e levantar? Trabalho de Hércules! kkkkk Mas estou bem animada, sentindo as mudanças no peso e no corpo. Muito feliz e com o Fitness Pal fica bem mais fácil. Espero conseguir bons resultados nessa semana, pra chegar nos 30 com o pé direito lá na frente! Hoje teve mais mudança, com muito exercício de braço, aí aproveitei pra me jogar no aeróbico. Sensação boa de dever cumprido, com outro ânimo. Olha o nível do stairmaster hoje E amanhã tem FitDance e mais malhação. Não quero e nem posso mais é ficar parada. Afinal, o braço ta saindo... Risos 

Chia, aveia, linhaça... Pra quê mesmo?!?!?!

Bom, entrando na segunda semana de dieta, vou confessar que o final de semana não foi tão legal quanto imaginei que seria.. comecei o sábado com pé direito, pesando o mesmo que estava no Carnaval e já animada quando meu estômago me engana e inconscientemente, me faz pedir comida mexicana... Sim! Eu tenho um fraco por comida mexicana e não resisti. Segui as dicas da nutri, pedi algo assado, cozido, uma enchilada. Isso é uma enchilada... Parecendo uma panqueca, vem recheada com carne e queijo, alface, cenoura, milho e os molhos de guacamole, sour cream e de tomates à parte... Minha inocência foi pensar que só isso bastaria, e lá veio o nacho pra ferrar com tudo! Preciso ser sincera, nunca tive problemas em comer comida mexicana à noite, mas dessa vez acho que não ter feito atividade nem ter seguido uma dieta legal no sábado pesaram mais que minha consciência... No fim das contas o estrago não foi tanto, mas agora de volta ao foco e fazendo cara feia enquanto tomo meu iogurte