Pular para o conteúdo principal

Frutas desidratadas / secas

Uma coisa que eu tô curtindo muito no momento são as frutas desidratadas / secas. Pera, maçã, damasco, cranberry, ameixa, faço meu mix, claro, pesando tudinho, e substituo as frutas dos lanches e do almoço - mas não todo dia, é claro!

Maçã desidratada em gomos e cranberries


Bom, a primeira máquina de desidratar frutas e vegetais por meios não naturais, em 1975, na França. Porém, o consumo desse tipo de alimento só passou a ganhar espaço a partir da Primeira Guerra Mundial, em razão da necessidade de alimentação para tropas em combate. Com a segunda Grande Guerra, a mesma situação se repetiu, porém, nesse período entre 1939 e 1944, os Estados Unidos desenvolveram técnicas para a desidratação de mais de 160 tipos de vegetais.




As frutas desidratadas são ótimas fontes de vitaminas e minerais. O seu consumo deve ser moderado devido ao alto teor calórico, mas se aliado a uma alimentação equilibrada traz enormes benefícios à saúde. Um bom exemplo dessa riqueza é o damasco seco, que possui duas vezes mais vitamina A, o triplo de potássio e oito vezes mais ferro do que a fruta in natura .

A desidratação é uma das principais formas de conservação das frutas e, industrialmente, é feita por meio de sua secagem, ou seja, retira-se água por meio do calor produzido artificialmente. As condições de temperatura, umidade e corrente de ar são acompanhadas com rigor para a maior qualidade do produto final.

Sei que já falei das frutas desidratadas / secas antes, mas essa semana, por indicação de amigos de reeducação, conheci uma nova loja chamada Especiaria. Localizada na rua Jacaratiá, que liga a Paulo VI à Alameda das Espatódeas no Caminho das Árvores, a loja tem uma variedade de frutas desidratadas, secas, cristalizadas, temperos e produtos para culinária japonesa e lanches (barrinhas de cereal, etc).




 Então na quarta-feira rumei à Especiaria para conferir as dicas: alho em pó, cebola em pó, temperos prontos para carne, peixe, frango e salada (te cuida Buddy Valastro!), frutas secas, cristalizadas, desidratadas e outros tipos que não me interessam e nem me apetecem (graças!!) como chocolate, jujuba, etc. Bom. Escolhi trazer pra casa a maçã desidratada com canela, a maçã desidratada em gomos, a pêra desidratada, figo seco, além do alho e da cebola em pó e o tempero do chefe (que pode ser utilizado em qualquer tipo de carne).


Os saquinhos da Especiaria e o potinho com a maçã e cranberry

 Prestei toda a atenção nas recomendações de quantidade por refeição seguindo orientações da clínica, é claro, para não passar um grama. Ah, também é preciso tomar cuidado para não viciar. Tem um colega meu de tratamento que não compra mais a maçã com canela, por considerar um risco para ele e um forte potencializador de compulsão... Sim, isso acontece! 



Não vou dizer que super curti o lugar né? Tanto que retornei hoje para garantir meu estoque da semana, que já havia acabado...  Mas voltando a falar das frutas e seus benefícios, pesquei uma listinha na internet com as propriedades de cada grupo:

Tâmara, ameixa, uva, banana, maçã e pêra
Pêra Desidratada - lanche de hoje! 
Rica em potássio. Sua carência ou excesso pode provocar dores de cabeça e câimbras.

Banana Desidratada e nozes
Ricos em magnésio, fundamental para a absorção do cálcio.

Noz, castanha e amêndoa
Contém vitamina B1. Sua carência provoca falhas na memória e dificuldade de concentração. Possuem cobre que facilita a contração das fibras do músculo cardíaco.

Castanha-do-pará
Rica em selênio, que impede a degeneração celular, pois envolve a membrana da célula e protege o sistema imunológico.


Ah, e também são ótimas fontes de vitaminas e minerais, dá só uma olhada essa listinha de vitaminas e onde encontrar:


Vitamina A
Bom desenvolvimento e saúde da pele e tecidos superficiais. Também é benéfica para a visão
Cenoura, fígado, ovos, leite integral, frutas secas.

Potássio
Alivia hipertensão arterial, regulador de atividades neuromusculares e é o complementa o sódio no equilíbrio hídrico do corpo.
Damasco seco, banana, batata, frutas cítricas.

Ferro
Indispensável para a produção de hemoglobina e transferência de CO 2
Fígado, grãos, frutas secas, beterraba.

Zinco
Essencial para a constituição de diversas enzimas e insulina. Tem grande importância no metabolismo de ácidos nucléicos.
Leite, fígado, farelo de trigo, frutas secas em geral.

Magnésio
Fortifica os ossos, dentes e cabelos. Atua na prevenção do câncer e cálculos renais.



Bom, eu vou terminar meu lanche que eu parei pra postar, antes que me esquecesse de algum detalhe. Então, que tal seguir a dica e conhecer as frutas secas / desidratadas? Elas podem ser encontradas na rede de delicatessen Perini, na Ceasinha do Rio Vermelho, em alguns supermercados e na Especiaria, Rua Jaracatiá, 1048, Caminho das Árvores, Salvador. O telefone é o 3351-0481.

Ah, o pessoal da Especiaria sempre posta coisas interessantes na página da loja no facebook também! Dá uma visitada e aproveite para curtir: https://www.facebook.com/especiaria.salvador

Ana V. :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chia, aveia, linhaça... Pra quê mesmo?!?!?!

Bom, entrando na segunda semana de dieta, vou confessar que o final de semana não foi tão legal quanto imaginei que seria.. comecei o sábado com pé direito, pesando o mesmo que estava no Carnaval e já animada quando meu estômago me engana e inconscientemente, me faz pedir comida mexicana... Sim! Eu tenho um fraco por comida mexicana e não resisti. Segui as dicas da nutri, pedi algo assado, cozido, uma enchilada. Isso é uma enchilada... Parecendo uma panqueca, vem recheada com carne e queijo, alface, cenoura, milho e os molhos de guacamole, sour cream e de tomates à parte... Minha inocência foi pensar que só isso bastaria, e lá veio o nacho pra ferrar com tudo! Preciso ser sincera, nunca tive problemas em comer comida mexicana à noite, mas dessa vez acho que não ter feito atividade nem ter seguido uma dieta legal no sábado pesaram mais que minha consciência... No fim das contas o estrago não foi tanto, mas agora de volta ao foco e fazendo cara feia enquanto tomo meu iogurte...

A felicidade de um Carnaval sem aumentar o abadá...

Dá pra acreditar? Nem eu acreditei. Ano passado, trabalhando, até mesmo minha t-shirt de RP da Villa Gourmet e assistente de Ju foi aumentada, pois não tava confortável... Vamos ver a evolução de três carnavais através de fotos? (2009, 2011 e 2012 - descobri que não tenho fotos de 2010!) Essa foi em 2009. Detalhe para o tamanho da "faixa" que foi colocada na lateral.. e ainda por cima com imobilizador. Com Monique, Carnaval 2011, antes de ir trabalhar no Camarote Contigo! Daniela Mercury, na saída dos blocos. Saindo com Grazy para o Boteco Marta Góes na segunda-feira, esse ano. Detalhe importante: essa blusa é tamanho M. A sensação de vestir uma roupa e ela caber sem precisar de reforma, é muito bom! E aí, revendo as fotos, decidi fazer essa comparação... O que acharam? Tá mudando pra melhor hein? Ah, indico a vocês o blog Beijo no Padeiro , da minha amiga Camila Lisboa. Pra quem gosta de comida natural, ela tem dicas ótimas e in...

O tal do dumping

Pois é, tem gente que não sente nada, tem gente que sente sempre, eu passei pela bendita síndrome do dumping algumas vezes e tenho me controlado muito para não chegar ao ponto de passar tão mal... Meu limite fácil são quatro colheres ou algumas mordidas. A primeira vez foi durante uma festinha de confraternização de Natal. Comi inocentemente um pedaço de um rocambole de goiabada, não senti nada. Comi outro, mais outro (pedaços pequenos, e não fatias, antes que pensem coisa!!) e de repente comecei a me sentir mal, sensação que havia comido demais, bocejos e mais bocejos... resolvi pesquisa e vi que era o tal dumping. Putz não desejo isso a ninguém! Sensação péssima, que você vai vomitar a qualquer momento, que vai passar mal mesmo mas a sorte é que passou logo. Tomei um comprimido de Vonau (remédio para enjoo), respirei fundo e aguardei um pouco até que passasse.  Depois dessa, em outras duas ocasiões também passei mal mas não foram os doces. Achei que estava muito bem e fu...