Pular para o conteúdo principal

Frutas desidratadas / secas

Uma coisa que eu tô curtindo muito no momento são as frutas desidratadas / secas. Pera, maçã, damasco, cranberry, ameixa, faço meu mix, claro, pesando tudinho, e substituo as frutas dos lanches e do almoço - mas não todo dia, é claro!

Maçã desidratada em gomos e cranberries


Bom, a primeira máquina de desidratar frutas e vegetais por meios não naturais, em 1975, na França. Porém, o consumo desse tipo de alimento só passou a ganhar espaço a partir da Primeira Guerra Mundial, em razão da necessidade de alimentação para tropas em combate. Com a segunda Grande Guerra, a mesma situação se repetiu, porém, nesse período entre 1939 e 1944, os Estados Unidos desenvolveram técnicas para a desidratação de mais de 160 tipos de vegetais.




As frutas desidratadas são ótimas fontes de vitaminas e minerais. O seu consumo deve ser moderado devido ao alto teor calórico, mas se aliado a uma alimentação equilibrada traz enormes benefícios à saúde. Um bom exemplo dessa riqueza é o damasco seco, que possui duas vezes mais vitamina A, o triplo de potássio e oito vezes mais ferro do que a fruta in natura .

A desidratação é uma das principais formas de conservação das frutas e, industrialmente, é feita por meio de sua secagem, ou seja, retira-se água por meio do calor produzido artificialmente. As condições de temperatura, umidade e corrente de ar são acompanhadas com rigor para a maior qualidade do produto final.

Sei que já falei das frutas desidratadas / secas antes, mas essa semana, por indicação de amigos de reeducação, conheci uma nova loja chamada Especiaria. Localizada na rua Jacaratiá, que liga a Paulo VI à Alameda das Espatódeas no Caminho das Árvores, a loja tem uma variedade de frutas desidratadas, secas, cristalizadas, temperos e produtos para culinária japonesa e lanches (barrinhas de cereal, etc).




 Então na quarta-feira rumei à Especiaria para conferir as dicas: alho em pó, cebola em pó, temperos prontos para carne, peixe, frango e salada (te cuida Buddy Valastro!), frutas secas, cristalizadas, desidratadas e outros tipos que não me interessam e nem me apetecem (graças!!) como chocolate, jujuba, etc. Bom. Escolhi trazer pra casa a maçã desidratada com canela, a maçã desidratada em gomos, a pêra desidratada, figo seco, além do alho e da cebola em pó e o tempero do chefe (que pode ser utilizado em qualquer tipo de carne).


Os saquinhos da Especiaria e o potinho com a maçã e cranberry

 Prestei toda a atenção nas recomendações de quantidade por refeição seguindo orientações da clínica, é claro, para não passar um grama. Ah, também é preciso tomar cuidado para não viciar. Tem um colega meu de tratamento que não compra mais a maçã com canela, por considerar um risco para ele e um forte potencializador de compulsão... Sim, isso acontece! 



Não vou dizer que super curti o lugar né? Tanto que retornei hoje para garantir meu estoque da semana, que já havia acabado...  Mas voltando a falar das frutas e seus benefícios, pesquei uma listinha na internet com as propriedades de cada grupo:

Tâmara, ameixa, uva, banana, maçã e pêra
Pêra Desidratada - lanche de hoje! 
Rica em potássio. Sua carência ou excesso pode provocar dores de cabeça e câimbras.

Banana Desidratada e nozes
Ricos em magnésio, fundamental para a absorção do cálcio.

Noz, castanha e amêndoa
Contém vitamina B1. Sua carência provoca falhas na memória e dificuldade de concentração. Possuem cobre que facilita a contração das fibras do músculo cardíaco.

Castanha-do-pará
Rica em selênio, que impede a degeneração celular, pois envolve a membrana da célula e protege o sistema imunológico.


Ah, e também são ótimas fontes de vitaminas e minerais, dá só uma olhada essa listinha de vitaminas e onde encontrar:


Vitamina A
Bom desenvolvimento e saúde da pele e tecidos superficiais. Também é benéfica para a visão
Cenoura, fígado, ovos, leite integral, frutas secas.

Potássio
Alivia hipertensão arterial, regulador de atividades neuromusculares e é o complementa o sódio no equilíbrio hídrico do corpo.
Damasco seco, banana, batata, frutas cítricas.

Ferro
Indispensável para a produção de hemoglobina e transferência de CO 2
Fígado, grãos, frutas secas, beterraba.

Zinco
Essencial para a constituição de diversas enzimas e insulina. Tem grande importância no metabolismo de ácidos nucléicos.
Leite, fígado, farelo de trigo, frutas secas em geral.

Magnésio
Fortifica os ossos, dentes e cabelos. Atua na prevenção do câncer e cálculos renais.



Bom, eu vou terminar meu lanche que eu parei pra postar, antes que me esquecesse de algum detalhe. Então, que tal seguir a dica e conhecer as frutas secas / desidratadas? Elas podem ser encontradas na rede de delicatessen Perini, na Ceasinha do Rio Vermelho, em alguns supermercados e na Especiaria, Rua Jaracatiá, 1048, Caminho das Árvores, Salvador. O telefone é o 3351-0481.

Ah, o pessoal da Especiaria sempre posta coisas interessantes na página da loja no facebook também! Dá uma visitada e aproveite para curtir: https://www.facebook.com/especiaria.salvador

Ana V. :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gente!! Muito tempo.. será que volto de vez?

Tem muito tempo que não apareço por aqui, mas ó coisa que gosto de fazer é escrever. Resolvi fazer uma revolução na minha cabeça, pois precisava muito e semana passada retornei à academia. Minha rotina de todo dia de musculação, fitdance, esteira, de preparar minhas marmitas e ser feliz e plena 😊 Subi muito o peso depois de uma boa perda pós bariátrica e isso tem me incomodado muito. Tem uns dois anos que desci ladeira legal, entre tentativas de perder mas sem estímulo interno, nada que partia de mim, e acredito que incomodava não só a mim mas também as pessoas do meu convívio. Prestes a fazer 35 anos, senti que precisava mudar não só isso mas muitas outras coisas na minha vida. Ah sim, casei! Em maio, casei com Edu que conheci logo depois da bariátrica. São 5 anos juntos, de broncas pra perder peso, pra controlar a boca, mas muito, muito amor ❤ Além de uma atualização rápida da vida como ela está, resolvi vir aqui falar da sensação de fome, a vontade de comer. Gente todo dia m

Mudança de treino

Ontem voltei na empolgação para a academia. Proteína, garrafinha de água, tudo a postos. Meu querido professor Alex Wendel me apareceu com treino novo para começar a semana bem.... E o treino A veio logo com exercícios para a perna, pra matar mesmo!!! Agachamento, leg press, o escambau... descer e subir escada, sentar e levantar? Trabalho de Hércules! kkkkk Mas estou bem animada, sentindo as mudanças no peso e no corpo. Muito feliz e com o Fitness Pal fica bem mais fácil. Espero conseguir bons resultados nessa semana, pra chegar nos 30 com o pé direito lá na frente! Hoje teve mais mudança, com muito exercício de braço, aí aproveitei pra me jogar no aeróbico. Sensação boa de dever cumprido, com outro ânimo. Olha o nível do stairmaster hoje E amanhã tem FitDance e mais malhação. Não quero e nem posso mais é ficar parada. Afinal, o braço ta saindo... Risos 

Chia, aveia, linhaça... Pra quê mesmo?!?!?!

Bom, entrando na segunda semana de dieta, vou confessar que o final de semana não foi tão legal quanto imaginei que seria.. comecei o sábado com pé direito, pesando o mesmo que estava no Carnaval e já animada quando meu estômago me engana e inconscientemente, me faz pedir comida mexicana... Sim! Eu tenho um fraco por comida mexicana e não resisti. Segui as dicas da nutri, pedi algo assado, cozido, uma enchilada. Isso é uma enchilada... Parecendo uma panqueca, vem recheada com carne e queijo, alface, cenoura, milho e os molhos de guacamole, sour cream e de tomates à parte... Minha inocência foi pensar que só isso bastaria, e lá veio o nacho pra ferrar com tudo! Preciso ser sincera, nunca tive problemas em comer comida mexicana à noite, mas dessa vez acho que não ter feito atividade nem ter seguido uma dieta legal no sábado pesaram mais que minha consciência... No fim das contas o estrago não foi tanto, mas agora de volta ao foco e fazendo cara feia enquanto tomo meu iogurte