Pular para o conteúdo principal

Frutas desidratadas / secas

Uma coisa que eu tô curtindo muito no momento são as frutas desidratadas / secas. Pera, maçã, damasco, cranberry, ameixa, faço meu mix, claro, pesando tudinho, e substituo as frutas dos lanches e do almoço - mas não todo dia, é claro!

Maçã desidratada em gomos e cranberries


Bom, a primeira máquina de desidratar frutas e vegetais por meios não naturais, em 1975, na França. Porém, o consumo desse tipo de alimento só passou a ganhar espaço a partir da Primeira Guerra Mundial, em razão da necessidade de alimentação para tropas em combate. Com a segunda Grande Guerra, a mesma situação se repetiu, porém, nesse período entre 1939 e 1944, os Estados Unidos desenvolveram técnicas para a desidratação de mais de 160 tipos de vegetais.




As frutas desidratadas são ótimas fontes de vitaminas e minerais. O seu consumo deve ser moderado devido ao alto teor calórico, mas se aliado a uma alimentação equilibrada traz enormes benefícios à saúde. Um bom exemplo dessa riqueza é o damasco seco, que possui duas vezes mais vitamina A, o triplo de potássio e oito vezes mais ferro do que a fruta in natura .

A desidratação é uma das principais formas de conservação das frutas e, industrialmente, é feita por meio de sua secagem, ou seja, retira-se água por meio do calor produzido artificialmente. As condições de temperatura, umidade e corrente de ar são acompanhadas com rigor para a maior qualidade do produto final.

Sei que já falei das frutas desidratadas / secas antes, mas essa semana, por indicação de amigos de reeducação, conheci uma nova loja chamada Especiaria. Localizada na rua Jacaratiá, que liga a Paulo VI à Alameda das Espatódeas no Caminho das Árvores, a loja tem uma variedade de frutas desidratadas, secas, cristalizadas, temperos e produtos para culinária japonesa e lanches (barrinhas de cereal, etc).




 Então na quarta-feira rumei à Especiaria para conferir as dicas: alho em pó, cebola em pó, temperos prontos para carne, peixe, frango e salada (te cuida Buddy Valastro!), frutas secas, cristalizadas, desidratadas e outros tipos que não me interessam e nem me apetecem (graças!!) como chocolate, jujuba, etc. Bom. Escolhi trazer pra casa a maçã desidratada com canela, a maçã desidratada em gomos, a pêra desidratada, figo seco, além do alho e da cebola em pó e o tempero do chefe (que pode ser utilizado em qualquer tipo de carne).


Os saquinhos da Especiaria e o potinho com a maçã e cranberry

 Prestei toda a atenção nas recomendações de quantidade por refeição seguindo orientações da clínica, é claro, para não passar um grama. Ah, também é preciso tomar cuidado para não viciar. Tem um colega meu de tratamento que não compra mais a maçã com canela, por considerar um risco para ele e um forte potencializador de compulsão... Sim, isso acontece! 



Não vou dizer que super curti o lugar né? Tanto que retornei hoje para garantir meu estoque da semana, que já havia acabado...  Mas voltando a falar das frutas e seus benefícios, pesquei uma listinha na internet com as propriedades de cada grupo:

Tâmara, ameixa, uva, banana, maçã e pêra
Pêra Desidratada - lanche de hoje! 
Rica em potássio. Sua carência ou excesso pode provocar dores de cabeça e câimbras.

Banana Desidratada e nozes
Ricos em magnésio, fundamental para a absorção do cálcio.

Noz, castanha e amêndoa
Contém vitamina B1. Sua carência provoca falhas na memória e dificuldade de concentração. Possuem cobre que facilita a contração das fibras do músculo cardíaco.

Castanha-do-pará
Rica em selênio, que impede a degeneração celular, pois envolve a membrana da célula e protege o sistema imunológico.


Ah, e também são ótimas fontes de vitaminas e minerais, dá só uma olhada essa listinha de vitaminas e onde encontrar:


Vitamina A
Bom desenvolvimento e saúde da pele e tecidos superficiais. Também é benéfica para a visão
Cenoura, fígado, ovos, leite integral, frutas secas.

Potássio
Alivia hipertensão arterial, regulador de atividades neuromusculares e é o complementa o sódio no equilíbrio hídrico do corpo.
Damasco seco, banana, batata, frutas cítricas.

Ferro
Indispensável para a produção de hemoglobina e transferência de CO 2
Fígado, grãos, frutas secas, beterraba.

Zinco
Essencial para a constituição de diversas enzimas e insulina. Tem grande importância no metabolismo de ácidos nucléicos.
Leite, fígado, farelo de trigo, frutas secas em geral.

Magnésio
Fortifica os ossos, dentes e cabelos. Atua na prevenção do câncer e cálculos renais.



Bom, eu vou terminar meu lanche que eu parei pra postar, antes que me esquecesse de algum detalhe. Então, que tal seguir a dica e conhecer as frutas secas / desidratadas? Elas podem ser encontradas na rede de delicatessen Perini, na Ceasinha do Rio Vermelho, em alguns supermercados e na Especiaria, Rua Jaracatiá, 1048, Caminho das Árvores, Salvador. O telefone é o 3351-0481.

Ah, o pessoal da Especiaria sempre posta coisas interessantes na página da loja no facebook também! Dá uma visitada e aproveite para curtir: https://www.facebook.com/especiaria.salvador

Ana V. :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chia, aveia, linhaça... Pra quê mesmo?!?!?!

Bom, entrando na segunda semana de dieta, vou confessar que o final de semana não foi tão legal quanto imaginei que seria.. comecei o sábado com pé direito, pesando o mesmo que estava no Carnaval e já animada quando meu estômago me engana e inconscientemente, me faz pedir comida mexicana... Sim! Eu tenho um fraco por comida mexicana e não resisti. Segui as dicas da nutri, pedi algo assado, cozido, uma enchilada. Isso é uma enchilada... Parecendo uma panqueca, vem recheada com carne e queijo, alface, cenoura, milho e os molhos de guacamole, sour cream e de tomates à parte... Minha inocência foi pensar que só isso bastaria, e lá veio o nacho pra ferrar com tudo! Preciso ser sincera, nunca tive problemas em comer comida mexicana à noite, mas dessa vez acho que não ter feito atividade nem ter seguido uma dieta legal no sábado pesaram mais que minha consciência... No fim das contas o estrago não foi tanto, mas agora de volta ao foco e fazendo cara feia enquanto tomo meu iogurte...

Quase dois anos

São quase dois anos sem postar no blog. Passei por muitas coisas, muitas mudanças, fases, adaptações. Efeito sanfona (ganha 2kg, perde 3kg, ganha 1kg, e por aí vai...) Hoje, com 94kg, retomei a atividade física depois de várias tentativas de voltar sem sucesso. Estava sentindo falta da endorfina, das aulas de dança, do quanto eu me sentia bem praticando uma atividade. Voltei à Hammer Academia, onde me sinto bem e onde sou sempre incentivada. Estou passando por muitas mudanças, e espero aos poucos retomar o blog com dicas, notícias, coisas legais de se compartilhar com quem também sofre com a balança e precisa de um incentivo. Ah, não liguem para a cara na foto, a câmera tratou de disparar na hora errada!! Conto com vocês, e contem comigo também!!!!

A Bariátrica

Muitas pessoas que passam pela gastroplastia evitam falar, ou não gostam, mas acho interessante divulgar pois tem gente que tem medo de cair na faca, como eu, que esperei muito como última alternativa depois de tantas dietas e reeducações sem sucesso. Eu até falo, sem problemas, mas tenho percebido as pessoas com pé atrás quando digo quanto tempo tenho de operada e quanto já perdi. Uns acham muito, outros acham pouco, mas isso varia muito de pessoa para pessoa, o metabolismo, eu por exemplo moro sozinha pra cozinhar é complicado, o dia a dia, fora questões psicológicas que criam empecilhos para que consigamos atingir nosso objetivo. Mas pior do que ver a reação das pessoas são as comparações com outras. Explico porque cada um tem seu tempo. Tenho amigos que pesavam 160, 150 quando fizeram e levaram nove meses para chegar a 110, 100. Conheço outros que pesavam 120 e levaram o mesmo tempo para chegar a 80, 90. Ah, mas fulano fez na época também e perdeu mais. Fulano é fulano, não sou ...