Pular para o conteúdo principal

Doces, os vilões..

A compulsão por doces é uma realidade. A vontade quando aperta, principalmente na TPM, é de matar qualquer mulher. Imagine numa reeducação alimentar? Então vamos às dicas para controlar esse impulso insuportável por essas coisinhas terríveis. Minha gente, vontade dá, mas passa! E o pior: os ataques à geladeira e o consumo de açúcar comprometam a dieta e a saúde, favorecendo o desenvolvimento de doenças como a obesidade e o diabetes.
 Bom, A vontade de comer doces está diretamente ligada ao aumento da produção de serotonina, um hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Quando estamos tristes ou os níveis deste hormônio estão em baixa em nosso organismo, sentimos vontade de comer alimentos doces. Isso se dá porque o açúcar estimula a produção de serotonina, o que faz com que seu organismo sinta maior necessidade de repor as doses do hormônio. Uma pessoa que tem mais dificuldade de lidar com as emoções sofre mais alterações nas taxas de liberação de serotonina do que outra pessoa.


 Fuçando os sites, achei algumas dicas de como compensar essa vontade com outros produtos, mais saudáveis: 

Bala de colágeno

Rica em proteína, a bala também tem em sua composição o triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. As substâncias da bala também têm o poder de fazer com que o corpo produza um hormônio chamado PYY, que manda uma mensagem ao cérebro, dando a sensação de saciedade, podendo ajudar a controlar a gula por doces. 

Garcínia

Ajuda a regular os neurotransmissores responsáveis pela vontade de comer doces, porém, seu consumo deve ser receitado por um especialista. Esta planta carrega doses de uma substância chamada de ácido hidroxicitrato (AHC), considerado um redutor natural de apetite (semelhante ao ácido encontrado no limão e na laranja). Por outro lado, o AHC também pode estimular a liberação da serotonina, que desperta dá a mesma sensação de prazer que o doce nos proporciona. A garcínia pode ser consumida em forma de chá ou cápsulas.



Fitoterápicos
Gotas de Cacau

O produto, que se assemelha a gotinhas de chocolate, promete reduzir a compulsão por doces e gorduras. É composto por 50% de cacau orgânico, por Cromo, mineral que equilibra os níveis de açúcar no sangue, evitando os picos de fome, e por cafeína, um estimulante que ativa o metabolismo. Ele não tem açúcar na sua composição, podendo ser usado por diabéticos, desde que seja prescrito pelo endocrinologista.

Além desses exemplos acima, existem alimentos que ajudam a diminuir a vontade de comer doces e diminuem a ansiedade, já que possuem propriedades que agem nos níveis de açúcar do sangue e são ricos em substâncias como o triptofano, que agem na produção de hormônios como a serotonina, responsável pela sensação de prazer que os doces causam, por isso devemos incluí-los em nossas refeições. 

São eles: aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral, castanha do Pará. " É preciso cuidado com os excessos de doce no organismo, pois, uma vez desregulado seu processamento, torna-se difícil ajustá-lo na mesma medida de novo. Doenças como diabetes, hipertensão, colesterol, e principalmente a obesidade estão diretamente ligadas ao consumo de doces?, explica a nutricionista Paula Cristina da Costa, da Unifesp. 

Dicas para diminuir a vontade por doces

1) Você já tentou identificar quais as situações que a (o) levam a comer doces? Pense e tente agir contra a causa

2) Quais são os seus doces preferidos? São sempre os mesmos ou você "elege" alguns de acordo com a fase em que está? "Preste atenção nisso, pois variar o gosto de acordo com a época é mais um indício de que você está se deixando levar por algum outro problema emocional que culmina na gula por doces.

3) Se você é mulher, percebe que no período pré-menstrual este desejo aumenta? "Se sim, peça ajuda a seu ginecologista ou a um endocrinologista de confiança. Geralmente as mulheres sofrem mais nesta fase em função das alterações naturais de hormônio".

Comer doce
4) Você come quando está nervoso (a) ou se sentindo sozinho (a)? "Cuidado, isso pode virar um vício. Que tal controlar a ansiedade e o nervosismo com alguma atividade física como ioga, por exemplo". 

5) Vale lembrar que se não está conseguindo dar conta de se controlar, procure alguém da área de psicologia. Poderá ajudar bastante! 

De forma mais drástica, quer saber quais são os riscos da ingestão exagerada de doces?
-Diabetes
-Hipertensão 
-Colesterol alto
-Obesidade 



Então, olho na balança e dieta perfeita!! 

Um ótimo final de semana à todos.

Ana V.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chia, aveia, linhaça... Pra quê mesmo?!?!?!

Bom, entrando na segunda semana de dieta, vou confessar que o final de semana não foi tão legal quanto imaginei que seria.. comecei o sábado com pé direito, pesando o mesmo que estava no Carnaval e já animada quando meu estômago me engana e inconscientemente, me faz pedir comida mexicana... Sim! Eu tenho um fraco por comida mexicana e não resisti. Segui as dicas da nutri, pedi algo assado, cozido, uma enchilada. Isso é uma enchilada... Parecendo uma panqueca, vem recheada com carne e queijo, alface, cenoura, milho e os molhos de guacamole, sour cream e de tomates à parte... Minha inocência foi pensar que só isso bastaria, e lá veio o nacho pra ferrar com tudo! Preciso ser sincera, nunca tive problemas em comer comida mexicana à noite, mas dessa vez acho que não ter feito atividade nem ter seguido uma dieta legal no sábado pesaram mais que minha consciência... No fim das contas o estrago não foi tanto, mas agora de volta ao foco e fazendo cara feia enquanto tomo meu iogurte...

A felicidade de um Carnaval sem aumentar o abadá...

Dá pra acreditar? Nem eu acreditei. Ano passado, trabalhando, até mesmo minha t-shirt de RP da Villa Gourmet e assistente de Ju foi aumentada, pois não tava confortável... Vamos ver a evolução de três carnavais através de fotos? (2009, 2011 e 2012 - descobri que não tenho fotos de 2010!) Essa foi em 2009. Detalhe para o tamanho da "faixa" que foi colocada na lateral.. e ainda por cima com imobilizador. Com Monique, Carnaval 2011, antes de ir trabalhar no Camarote Contigo! Daniela Mercury, na saída dos blocos. Saindo com Grazy para o Boteco Marta Góes na segunda-feira, esse ano. Detalhe importante: essa blusa é tamanho M. A sensação de vestir uma roupa e ela caber sem precisar de reforma, é muito bom! E aí, revendo as fotos, decidi fazer essa comparação... O que acharam? Tá mudando pra melhor hein? Ah, indico a vocês o blog Beijo no Padeiro , da minha amiga Camila Lisboa. Pra quem gosta de comida natural, ela tem dicas ótimas e in...

O tal do dumping

Pois é, tem gente que não sente nada, tem gente que sente sempre, eu passei pela bendita síndrome do dumping algumas vezes e tenho me controlado muito para não chegar ao ponto de passar tão mal... Meu limite fácil são quatro colheres ou algumas mordidas. A primeira vez foi durante uma festinha de confraternização de Natal. Comi inocentemente um pedaço de um rocambole de goiabada, não senti nada. Comi outro, mais outro (pedaços pequenos, e não fatias, antes que pensem coisa!!) e de repente comecei a me sentir mal, sensação que havia comido demais, bocejos e mais bocejos... resolvi pesquisa e vi que era o tal dumping. Putz não desejo isso a ninguém! Sensação péssima, que você vai vomitar a qualquer momento, que vai passar mal mesmo mas a sorte é que passou logo. Tomei um comprimido de Vonau (remédio para enjoo), respirei fundo e aguardei um pouco até que passasse.  Depois dessa, em outras duas ocasiões também passei mal mas não foram os doces. Achei que estava muito bem e fu...